Posfácio #06 – O diário de Anne Frank

Ok, é um livro de adolescente. Mas isso não retira a grandiosidade dos relatos, pensamentos e aflições de Anne. Queria ter lido no período dos meus 14-15 anos ( a mesma faixa etária da autora, quando o escreveu) e ter lido novamente hoje em dia. Porém não foi isso que ocorreu, mesmo assim sou grata por ter encontrado esse livro durante esses dias.

No início da coleção, é perceptível a confusão dela, o comecinho de uma adolescência que seria incomum diante da minha e tantas outras pessoas que não tiveram uma vivência de estar em guerra. A guerra reflete dentro dela e o exterior é o espelho do caos humano generalizado. É um feixe de contradições.

” Há uma necessidade destrutiva nas pessoas, a necessidade de demonstrar fúria, de assassinar e matar. E até que toda a humanidade, sem exceção, passe por uma metamorfose, as guerras continuarão a ser declaradas, e tudo o que foi cuidadosamente construído, cultivado e criado será cortado e destruído, só para começar outra vez!” página 341

Nas pequenas miudezas dos detalhes de seus relatos, é possível sentir junto de Anne, sua esperança no futuro, seus olhos voltados para um tempo que mesmo em sua velhice não alcançaria a completude do hoje.

” Acredito que, no correr do próximo século, a ideia de que é dever da mulher ter filhos mudará e abrirá caminho para o respeito e a admiração a todas as mulheres, que carregam seus fardos sem reclamar e se um monte de palavras pomposas.” pág. 385

 

IMG_20160131_154159_833.jpg

O diário de Anne Frank
Anne Frank ( Organizado por Otto H. Frank e Mirjam Pressler)
Editora Record, 2015

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s