Monólogo da cidade

O dia amanheceu estranho, o som do despertador distante, o amarelo do sol desbotado. Mesmo que todas as manhãs fossem assim e mesmo que todos os dias parecessem segundas, hoje estava distante. Estava longe, eu estava longe. Meus movimentos não acompanhavam minha cabeça, meu cabelo estava bagunçado e eu não quis arrumar. Nem óculos escuros estava afim de usar. Rua. Mundo.

O caminho longo e curto, a trajetória sempre mudando de referenciais, o metrô parecia lento, a estação vazia. O que acontecia? Que incomum e tão comum, que cinza de dia, que olhos baixos passavam sobre os meus pés sem ter coragem de penetrar nos meus olhos. Sem ousadia de encarar o semelhante. Parece que perdemos a fé do amanhecer… Parece que corremos todos os dias buscando uma luz, buscando o pote de tesouros e desejos mesmo sabendo que ele não existe. E por mais irônico que seja, buscamos as glórias e os ouros traçando os mesmos caminhos, não nos permitimos mais arriscar. Hoje, preferimos estar seguros.

Arriscar se tornou diversão, enquanto deveria ser escolha diária pela manhã. Arriscar-me todos os dias afim de morrer, para então assim viver. Descobrir a beleza do que transcende e do que traz a esperança no silêncio. Buscar a fé no olhar, nas pessoas e quiçá tornar a vida ao seu devido lugar: o ser humano.

E se houver espaço para a prece, então por favor apresse em trazer fé. Dias como esses precisam dormir para nunca mais acordar. Então cerro os meus olhos afim de esquecer e sou surpreendida, eis novamente: a rotina. Que mundo vazio, tão habitado… o choro calado diz-me que é preciso continuar e dessa vez ao sair na rua, percebo o grafite que aparece todos os dias que nunca o li com a devida atenção ” Final felizes só em novelas?”, segui o caminho que me é proposto.

Florianopólis, 2013 Fotografia: Nayara Melo
Florianopólis, 2013
Fotografia: Nayara Melo

 

Leave a Reply

