Posfácio #03 – Proibida a entrada de pessoas perfeitas

100_0842

 

“Infelizmente, muitos dos que precisam de Deus fogem dele e de sua igreja por temerem o julgamento e a condenação pelo estado em que se encontram. Em vez de “Venha como está”, o que eles têm ouvido com a clareza é: ” Você é inaceitável no estado em que está”. pág. 115

Mais do que uma utopia, uma realidade. Talvez seja isso que torne o livro tão cativante, saber que é possível pois todos os relatos contidos são histórias reais, conflitos de pessoas que também vão a padaria, que passam horas no trânsito, que são recriminadas por suas escolhas e/ou por sua aparência.

Uma boa leitura pausada, atenta, cheia de significados. A experiência do John Burke numa igreja dentro de um cinema em Austin, TX, atrai por ser tão igreja primitiva no contexto  urbano. É uma chamada para a modificação da cultura de nossas igrejas, para que as pessoas reflitam sobre o que tem acontecido dentro do ambiente onde todos deveriam ‘caber’ debaixo da cruz. Uma reflexão introspectiva: ” qual igreja tenho construído?” que leva à prática.

Não é para explicar sobre os motivos de criar uma cultura “venha como estás” ou de utilizar-se daquilo que é classificado como profano. Mas uma justificativa de como a cultura pode ser utilizada de graciosa maneira afim de tornar o reino relevante no contexto que mais o nega: a cidade.

A cidade é construída para o benefício e manutenção do próprio homem, o paraíso é sustentável por ser ‘o vento de Deus retornando para ele mesmo’. Então,  redimir a cidade é um trabalho árduo que exige muito mais do que programações diferentes e ações sociais esporádicas, é um relacionamento tão íntimo com a verdade… Afim de se tonar uma pessoa (O Cristo) invés de ser um argumento.

Proibida a entrada de pessoas perfeitas – Uma chamada à tolerância na igreja
John Burke
Editora Vida

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s