Navigare est necesse

“A manhã não pertencia mais ao porto
Deixei vagar-me pelo horizonte”

Era de manhã cedo, a rua já estava cheia de pés que andavam e corriam em direção ao seu destino. Da mesma forma em que formigas se espalham por seu formigueiro, o céu contemplava os humanos que navegavam certos de seus caminhos na marcada rotina da labuta. Ultimamente, a vida se encontra tão perdida em seu conceito de ‘vivo’ que não se deseja Bom Dia, mas aos transportes são jogados acenos ao vento e os mesmos param e levam os navegantes.

“Viver não é preciso” viver não exige regras tão milimetricamente colocadas, a exceção é a vida. É o imprevisto, a surpresa, o brilho dos olhos, o encostar de lábios, o adeus. Mas ‘encaixotamos’ a liberdade e o livre arbítrio e libertaram pandora. No lugar do impreciso, veio a exatidão da navegação. Deixaram o porto, e nisto se tornou dia nublado.

Acordar. Ir. Trabalhar. Voltar. Dormir. Navegar. Não olhar o que rodeia, não perceber o sol, manter os cristalinos fixos nas coordenadas, não permitir o impreciso, não permitir o inesperado para sentir-se vivo. Somente as regras, e de que valerá seguir? E aonde levará as embarcações que andam em meio aos ventos e águas turvas, com direções que não fazem sentido à vida, mas somente às regras?

O vento levanta os cabelos, encontrou-se com o compromisso. Em atividades programadas, de uma maneira tão fordista que é executada diariamente. Difícil são os compromissos, os apertos de tempo e a corrida para o final antes que extrapole o relógio e seja perdida a condução. Voltar no final do dia ao lar e como se o descanso estivesse sentado a mesa esperando o jantar, é esperado também ‘ a não precisão’ que envolve viver, durante maiores períodos e não somente o fim de noite.

Inspirado em Navegar é Preciso da autoria de  Fernando Pessoa

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s